ÀSÉ PONTA DE BAIXO

ÌLÉ ÀSÉ ÀLÁKÉTÚ ÒMÍN LÒGÚN-ÈDÉ

ÒNIRÁ

maio 3rd, 2012

ÒNIRÁ
A SENHORA DE ÌRÁ


Foto Tirada No Ìlé Àsé Àláketú Òmín Lògún-Èdé
Foto: Ìyá-Sìnjé Simone Tí Ònirá
Ásé Ponta De Baixo

É uma divindade das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto de ÒIYÁ por ser uma grande guerreira, também é saudada como ÒSÚN, pois existe uma afinidade entre as duas divindades, mas seus cultos não se fundiram. Seu culto na África era totalmente diferente.

A “Òiyá-Onira”  ou a “ Òsún-Ònirá “ é uma divindade com algumas características diferentes do padrão dos padrões de Òiyá e de Òsún, porém o culto de Ònirá se funde com essas mesmas divindades, como por exemplo o fato de ela se dar muito bem com Òsún, e até mesmo as próprias cores – as suas são mais suaves e clarinhas, com tons de azul e rosa, e também se dar muito bem com Òiyá usando muitas vezes coral e vermelho e azul marinho, nem por isso ela deixa de ser a guerreira, e de ser agressiva e violenta.

Na verdade Ònirá é um orixá “independente”.

Acredito que foi no Brasil que se ligou Ònirá a Òiyá-Iansã, exatamente por ela também ser guerreira, e por ela ter ligação com os Eguns. Mas é uma mãe da água doce, como Òsún, daí a sua identificação com ela. Segundo a lenda, foi Ònirá quem ensinou Òsún a lutar.

Ònirá é tão guerreira que em Cuba chega-se a associar Ònirá a Ogum.

Eu preferiria chamá-la só mesmo de Ònirá

É a dona do “ATORI”, uma pequena vara usada no culto de Òsàálá ( oxalá ) para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do “atori” é a de, assim que ao ser tocada e batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância. O “atori” também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade.

“Onira” deu a Òsógìyón ( oxaguian ) o “atori” e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.

Em anos regidos por Oxaguian, é preciso agradar muito a essa divindade para que ela permita que, através dela, Oxaguian traga a paz e a abundância.

Ònirá ” é a mãe de criação de “Lògún-Èdé “. Por isso, toda oferenda para essa orixá, tem que se agradar Ònirá também.

Ònirá ” reina no mundo dos mortos e tem ligação direta com Òbálùwàiyé e Ògún, sendo que sua ligação maior é com “Òsún Opará”, que recebeu de ònirá os ensinamentos para lutar e ser guerreira.

Foi ” Ònirá ” que ensinou “Òsún Opará” a lutar. Opará” ser tornou então, companheira inseparável de Ònira”, comendo juntas no bambuzal ou nos rios e tendo aprendido os fundamentos dos Eguns. Sendo assim, essa qualidade de Òsún, também tem relação direta com os Eguns (almas). Quando  Onira” e ” Òsún Opará” se juntam, se tornam muito perigosas pois têm em dobro a força e a sabedoria dos guerreiros.

 

CARACTERISTICAS DOS FILHOS DE ÒNIRÁ

Foto Tirada No Ìlé Àsé Àláketú Òmín Lògún-Èdé
Foto: Ìyá-Sìnjé Simone Tí Ònirá
Ásé Ponta De Baixo

 

Os filhos de ònirá são pessoas extremamente charmosas e sedutoras

São pessoas doces e autoritária. Controla junto com Oxum o conhecimento das magias para encanto e sedução. Na Nigéria seu culto é feito no encontro das águas dos rios.

A maternidade é algo que seduz as filhas de Ònirá, se pudessem teriam vários filhos. Tendem a ser mães que adotam crianças, e as educa com excesso de carinho e amor.

Os filhos de Ònirá são vaidosos e preguiçosos, adoram uma conversinha, também são choronas e desconfiadas.
São pessoas muito fiéis nos relacionamentos e nas amizades.

 

 

DADOS SOBRE O ÒRISÁ ÒNIRÁ

Foto Tirada No Ìlé Àsé Àláketú Òmín Lògún-Èdé
Foto: Ìyá-Sìnjé Simone Tí Ònirá
Ásé Ponta De Baixo

 

Nome: ÒNIRÁ também conhecida como: Òiyá ònirá ou Òsún Ònirá

Filiação: Ìyeòmónjá e Òsàálá

Dia da semana: Quarta-Feira

Data: 04 de Dezembro

Cor: Vermelho, Coral, Barrosa, amarelo

Domínio: Raios-Tempestades e águas doces

Oferenda: Acarajés e Omolocun

Saudação: Ònirá gbó ebé mi- Senhora de Ìrá,ouça meu clamor

Mineral: coral  e cobre

Elemento: Fogo e agua

 

 

ÌLÉ ÀSÉ ÀLÁKETÚ ÒMÍN LÒGÚN-ÈDÉ – ÀSÉ PONTA DE BAIXO

BÀBÁLÒRISÁ VALÉRIO TÍ LÒGÚN-ÈDÉ
E-MAIL/MSN: babavalerio@logunede.com.br
FACEBOOK:
http://www.facebook.com/babavalerio
RUA ASSIS BRASIL,
N° 6887
PONTA DE BAIXO – SÃO JOSE-SC
FONES: 0XX48 8484-8560
0XX48 9998-5492

 

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*